Menu
Domingo, 5 de Julho de 2020
(67) 9 9923-8059

NO RS
Previsão do tempo aponta inverno rigoroso
Este ano no Rio Grande do Sul o inverno será denso
03 JUN 2020
Roberta Ferreira, Portal Urgente
10h14


Imagem: Divulgação
A previsão do tempo para os meses de junho, julho e agosto foi divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A previsão para os próximos meses indica que o inverno será bastante rigoroso, devido à chegada das massas de ar frio no Rio Grande do Sul.

Os institutos revelam também, que nos próximos meses os efeitos do evento ‘La Ninã’ já poderão ser sentidos no estado, visto que há probabilidade de ocorrer inversão do padrão de Temperatura de Superfície do Mar (TSM) no oceano Pacifico Equatorial. Aumentam, assim, as chances de variações mensais nos padrões de precipitação e de temperaturas ao longo do inverno.

Devido à tendência de precipitações um pouco acima do padrão no leste e no nordeste do estado, a pesquisa detalhada que tem como referência os Modelos Estatísticos de Previsão Climática, salienta que o mês de julho será bastante chuvoso assim como no ano passado. Já no mês de junho e agosto as chuvas serão menos intensas.

Além disso, o prognóstico regional revela que as temperaturas mínimas e máximas apontadas para o mês de junho, terão valores dentro dos padrões em praticamente todas as regiões do Rio Grande do Sul. Para julho, as temperaturas máximas e mínimas variam um pouco acima do normal nas regiões do nordeste e leste. Segundo a pesquisa, em agosto esperam-se temperaturas pouco abaixo do padrão no oeste e sul do estado.